sexta-feira, 17 de abril de 2015

Apresentação da PG em Evolução e Diversidade da UFABC

O Programa de Pós-Graduação em Evolução e Diversidade da UFABC visa promover a conexão entre as áreas de atuação dos docentes e alunos em projetos interdisciplinares. Assim, a formação dos estudantes deverá transcender os limites das subáreas, sem, no entanto, dispensar o conjunto de conhecimentos tradicionalmente utilizados em cada uma delas. 

Constitui o público alvo desse Programa de Pós-Graduação alunos egressos dos Bacharelados Interdisciplinares da UFABC, e de bacharelados e licenciaturas em Ciências Biológicas e áreas afins (e.g., Agronomia, Ecologia, Ciências Ambientais, Geografia, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental) da própria UFABC e de outras universidades públicas ou privadas brasileiras.

A despeito dos grandes desafios para a compreensão da biodiversidade, os recursos humanos nesta área ainda são escassos. A carência de profissionais nas áreas de taxonomia e sistemática tem sido frequentemente discutida. Estudos sobre a interação entre os organismos e o ambiente se fazem cada vez mais necessários. Por exemplo, o conhecimento que temos sobre a biologia, a história natural e as interações ecológicas de espécies endêmicas da Região Neotropical é ainda insuficiente para explicar a origem e a manutenção da diversidade em seus diferentes níveis de organização. Os grandes desafios impostos pela necessidade de preservação e uso racional de recursos naturais e dos ambientes nos quais ocorrem demandam a formação de profissionais e cientistas capacitados a compreender os mais diferentes aspectos das interações entre os organismos e o ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário